Imprensa

Notícia do projecto EcoCasa Portuguesa no Portal VER:


Uma EcoCasa portuguesa, concerteza 
Uma Eco Casa para todos construída através de uma rede de fornecedores cem por cento portugueses que se tornam embaixadores da causa. É esta a ambição do projecto também fundado por João Monge Ferreira, com os objectivos de atrair, sensibilizar e informar as pessoas que procuram (re) construir edifícios e espaços.

Para tal, “são convidados todos aqueles que projectam, planeiam e executam as construções e os equipamentos, com uma atitude intencional na criação de construções sustentáveis, com menores custos económicos e ambientais e aportando valor acrescentado à qualidade de vida”, anuncia a iniciativa.


Os promotores da EcoCasa Portuguesa, desígnio que nasceu nas redes sociais, querem construir uma casa amiga do ambiente totalmente nacional - desde o projecto de arquitectura aos materiais utilizados, “a ideia é que tudo seja made in Portugal e fornecido graciosamente”.


Ao VER, o responsável desta iniciativa, que dirige ainda os projectos Empreendedores em Rede e Cibereconomia explica que, na fase inicial, a casa modelo será uma forma de os ‘embaixadores’ promoverem os seus produtos e serviços, e serem fornecedores dos futuros projectos.


O objectivo é que a casa “se adapte aos diversos climas, relevos e matérias-primas de cada região”, até porque o futuro do projecto passa pela comercialização em vários países, adianta. É o caso de Angola, Brasil, Espanha e Moçambique, para além de Portugal.



Notícia do projecto EcoCasa Portuguesa no Jornal Sol

Os promotores da EcoCasa Portuguesa, desígnio que nasceu nas redes sociais, querem construir uma casa amiga do ambiente 100% portuguesa. Desde o projecto de arquitectura aos materiais utilizados, a ideia é que tudo seja made in Portugal e fornecido graciosamente.
Visite a página Facebook da EcoCasa Portuguesa

«A casa modelo será uma forma de os ‘embaixadores’ promoverem os seus produtos e serviços», explica João Monge Ferreira, um dos dois promotores. Esta primeira habitação, um T3 orçado em 150 mil euros a construir «num prazo de dois anos», é um projecto com «uma forte componente pedagógica ambiental», acrescenta.

O também criador do movimento Novos Rurais – que promove o regresso à vida no campo – adianta que o Alentejo e o Algarve são as localizações que estão a ser estudadas, mas o objectivo é que a casa se «adapte aos diversos climas, relevos e matérias-primas de cada região», até porque o futuro do projecto passa pela sua comercialização. «É o aproveitamento e sintonia com o meio ambiente que está na base da arquitectura bioclimática», explica João.

O Sol é «um dos principais elementos a ter em conta, pois o seu aproveitamento, quer em termos térmicos, quer em termos de iluminação, será a peça chave para construção de um edifício sem consumo de energia». Os materiais escolhidos têm um «bom desempenho ambiental e energético», permitindo reduzir o consumo de electricidade – «uma vez que o conforto interior é facilmente alcançado sem recurso a aparelhos de climatização» – e a emissão de gases com efeito de estufa.



Notícia do projecto EcoCasa Portuguesa no Trend Alert







Numa altura em que tanto se fala em ecologia e promoção do que é nacional, nada como uma simbiose destes dois conceitos para tornar um projecto interessante e digno de ser divulgado e apoiado.
O projecto EcoCasa Portuguesa visa construir uma casa amiga do ambiente, totalmente nacional, tudo Made in Portugal, desde o projecto de arquitectura aos materiais utilizados na construção.
O conceito passa por atrair fornecedores portugueses que queiram graciosamente contribuir com materiais ou serviços para a construção de uma casa modelo, a construir num prazo máximo de dois anos e que servirá como promotora desses fornecedores.
Essa casa modelo terá uma forte componente pedagógica ambiental e o objectivo é que a casa se adapte a diversos climas, relevos e matérias-primas de cada região, até porque o futuro do projecto passa pela comercialização em vários países, como Angola, Brasil, Espanha e Moçambique, para além de Portugal.
É nesta altura que quem apostou neste projecto poderá ter o revés do investimento, fornecendo os materiais e serviços para as futuras EcoCasas a serem comercializadas.
EcoCasa Portuguesa, um bom investimento para quem tem visão de futuro.
Para mais informações consulte o blog ecocasaportuguesa e a página no facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...