sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A Big Apple rendeu-se às hortas urbanas




Passeando pela Northern Boulevard, em Queens, um transeunte desatento pode não ter noção que, alguns metros acima do nível da rua, está a maior horta urbana em telhado do mundo. O projecto, iniciado em 2009, deu uma nova cor verde a Nova Iorque, conhecida por “The Big Apple”, no meio da malha urbana cinzenta.

Na horta de um acre, há de quase tudo entre dezenas de milhares de plantas cultivadas. Tomates, alfaces, cenouras, feijão, funcho, rabanetes, beterrabas são algumas das produções que podem ser encontradas nas fileiras hortícolas. Produtos sem fertilizantes e pesticidas sintéticos que, posteriormente, são vendidos em Nova Iorque em feiras locais e também a alguns restaurantes.

O nome do projecto – e da empresa criada para assegurada a sua exploração comercial – é Brooklyn Grange. O que não deixa de ser curioso, tendo em conta que a localização da horta está em Queens e não em Brooklyn. Um pormenor meramente burocrático: a empresa foi formada a pensar numa certa localização, em Brooklyn, mas depois foi necessário arranjar um novo espaço, já depois do “baptismo” oficial de Brooklyn Grange.

Apesar de ser gerida como projecto comercial, a horta urbana está aberta à comunidade. Aliás, um dos objectivos dos promotores passa, exactamente, por promover maiores ligações entre os habitantes citadinos e a produção agrícola – algo que, por norma, se localiza longe das paredes de betão. Além disso, a Brooklyn Grange quer expandir-se além do telhado em Northern Boulevard e criar uma rede de hortas urbanas em Nova Iorque.

O financiamento da maior horta urbana em telhado do mundo é através de um modelo complexo que agrega empréstimos, donativos e private equity. O espaço da horta está garantido por um contrato de leasing do telhado. Arquitectos e engenheiros ajudaram a pôr de pé este projecto gigante por cima do edifício de 92 anos. A horta é composta por aproximadamente 550 quilogramas de terra, pelo que foi necessário pensar em todos os pormenores para garantir que o telhado poderia aguentar o peso da horta biológica. Já no terceiro ano de existência, a Brooklyn Grange e estes agricultores urbanos estão a mudar as fronteiras entre o campo e a cidade.

Endereço: 37-18 Northern Blvd, Queens, NY
Horário para visitas: Quartas das 14h às 18h
www.brooklyngrangefarm.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...